A Genus – Pesquisa, Assessoria e Estudos de Gênero, organização não governamental fundada em 2002, com sede em Florianópolis, tem o prazer de convidar as entidades, os núcleos de pesquisa e demais instituições, dos Estados de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, interessadas em multiplicar a experiência da GENUS, a apresentarem sua inscrição para o curso de formação continuada a ser realizado em três Etapas. A Etapa I será realizada entre os dias 12 a 15 de outubro de 2010, em Florianópolis, Santa Catarina e as Etapas II e III estão previstas para 2011. A Genus tem como princípios éticos contribuir na eqüidade de gênero com justiça social; no desenvolvimento sustentável e solidário; na promoção da cidadania e na elevação da auto-estima, oportunizando o empoderamento das mulheres. Um dos trabalhos da GENUS é realizar ações de intervenção social na formação continuada de homens e mulheres de caráter não sexista, cidadã e solidário no intuito de capacitá-los para que possam exercer cidadania plena e de liderança nas suas comunidades. A Genus propõe-se realizar pesquisas, estudos, ações educativas, assessoria às instituições e entidades afins, sobre gênero, mulheres, violência, masculinidade, saúde sexual e reprodutiva.
A Genus, ao se propor trabalhar com essa temática e com esse público, tem a pretensão também de atuar principalmente diante do problema da violência – física, simbólica e especialmente sexual – que se reflete cotidianamente no âmbito das instituições educativas, sem que os sujeitos envolvidos – as próprias crianças e os professores e as professoras – consigam refletir de uma maneira crítica sobre o que esse problema desencadeia. Para alcançar nossos objetivos, utilizaremos a metodologia de oficinas como atividade central. Procuramos trabalhar com esta metodologia porque temos observado neste nosso trabalho e pesquisa, que embora nos últimos anos alguns avanços possam ser constatados em relação ao número de meninas – crianças ou jovens - que têm acesso aos ambientes educacionais, uma visão mais microscópica desse contingente permite dar visibilidade às relações conservadoras e sexistas existentes em seu interior. Temos observado que as questões de gênero, sexualidade e violência, mesmo estando presente em várias situações de vida de homens e mulheres, em geral são discutidas superficialmente nos ambientes educacionais. Pretendemos desconstruir a idéia comum no magistério de que gênero é somente sinônimo de mulheres, associado unicamente à reprodução e, ainda, que este é um tema somente para especialista. É neste sentido que temos direcionado nosso trabalho com os/as educadores/as, para que possam incorporar em sua prática pedagógica essa questão e, assim, conquistar autonomia neste campo do conhecimento.
Atualmente a GENUS desenvolve o Projeto “Curso para Multiplicadores/as das Oficinas Gênero na Educação”. Este Projeto surgiu a partir da experiência bem sucedida no Estado de Santa Catarina do Projeto Gênero na Educação – Espaço para a Diversidade desenvolvido pela Genus e contou inicialmente com o apoio institucional do Programa Saúde Reprodutiva (PROSARE), do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (CEBRAP) e com o patrocínio da Fundação MacArthur.
O Projeto Oficinas Gênero na Educação - Espaço para a Diversidade teve como um dos objetivos principais contribuir na formação continuada dos/as professores/as e também alunos/as de pedagogia que atuavam na educação infantil e nas séries iniciais tratando das questões de gênero, gênero na educação, sexualidade e violência. A Genus já realizou mais de 70 oficinas com este projeto com a participação de aproximadamente 2200 professores/as nos Estados de Santa Catarina e do Paraná, representando mais 300 instituições de todas as Regiões.
A idéia central do projeto Curso para Multiplicadores/as das oficinas Gênero na Educação é ampliar significativamente a participação (tanto numérica, quanto regional), uma vez que existe uma grande demanda por parte dos/as professores/as sobre o tema gênero, sexualidade (particularmente a infantil) e violência, cujas vítimas são, sobretudo, mulheres e crianças.
O Projeto Curso para Multiplicadores das Oficinas Gênero na Educação iniciou em 2005, uma experiência piloto (1ª. Edição) no Estado de Santa Catarina e no período de 2007/2008 realizou a 2ª. Edição contemplando os Estados de Santa Catarina e do Paraná. Cada edição foi realizada em três etapas e, nas duas edições, contou em todas elas, com o apoio financeiro da ELETROSUL e do BESC (nas etapas II e III). Nas duas edições inscreveram-se 99 educadores/as, dos quais foram selecionados 55, representando 44 entidades dos dois estados. Estes educadores/as realizaram oficinas com mais de 1500 professores/as. O diferencial deste projeto é que os participantes do curso, além de receberem as orientações metodológicas da Genus na Etapa I, têm sua continuidade na Etapa II, cuja metodologia prevê que cada educador/a deverá preparar e executar, no mínimo, uma “oficina-estágio”, com apoio pedagógico e metodológico da equipe da Genus. Este é o grande desafio desta Etapa, pois além da preparação pedagógica e metodológica da oficina, o cursista deverá contatar as instituições escolares para realizar a oficina com os/as professores/as, divulgar à comunidade escolar, fazer a pré-inscrição dos/as participantes, organizar o espaço e os equipamentos para a realização da mesma. Ou seja, terá a experiência de preparar, organizar e executar uma oficina com esta temática e para este público. Com a realização da 3ª Edição deste curso, pretendemos ampliar a participação e oferecer o curso para dois estados da Região Sul: Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Nessa 3ª. Edição, 50% das vagas serão ofertadas para cada um dos estados.
ACESSE FICHA DE INSCRIÇÃO: http://www.genus.org.br/site/projetos.htm