CHARGE LEI MARIA DA PENHA

CHARGE LEI MARIA DA PENHA

terça-feira, 10 de agosto de 2010

RELATÓRIO GT GÊNERO CNPC

Dos dias 06 a 08 de agosto, estiveram reunidos na cidade de São Paulo os integrantes da antiga e nova Comissão dos Pontos de Cultura. O GT de Gênero, representado pela sua titular, sra. Leila Lopes, do Ponto de Cultura da Biblioteca do Fórum Social Mundial.
No dia 06 foram feitas as apresentações da nova Comissão.No período da noite, foram formuladas questões para serem apresentadas ao Secretário TT Catalão, que estaria presente no dia seguinte, onde iria receber a nova comissão e as reivindicações sobre questões relacionadas pelas situações de pendência financeira e sobre o pagamento das premiações e editais, bem como a liberação da verba para os novos pontos.

No dia 07 pela manhã, o GT de gênero apresentou suas propostas de plano de trabalho, conforme podemos ver abaixo:
- Pactuação do CNPC na efetivação e garantia plena da temática de Gẽnero, conforme a II Conferência de Políticas para as Mulheres e outras Conferências, dentre elas a CONFECOM e LGBT.
Após os membros pactuarem e onde será formalizado este pacto cm um documento a ser enviado até dia 24 de agosto, a porta-voz do GT gênero, apresentou o cronograma de ações a ser melhor elaborado e que será apresentado na próxima reunião do CNPC no mês de novembro, ainda este ano.
o cronograma chamado de Ação Gênero e Cultura Viva, prevê para o mês de janeiro um seminário na região sudeste: Diálogos Gênero e Cultura: Construindo Ações estratégias no campo dos Direitos Sexuais e Reprodutivos; participação do GT no FSM 2011 - Dakar, com a pauta Transculturalidade,Gênero e os desafios para o programa Cultura Viva e  movimentos sociais; Que o Censo 2010 - cultura viva, identifique os pontos e pontões de cultura que trabalham com a temática gênero.
 A tarde, para o SR. Secretário da SCC, Sr. TT Catalão, o GT apresentou sua preocupação da necessidade da SCC em conjuntos com toda as secretarias do MINC, mas em especial esta também efetive o pacto e efetive as polítcas de gênero conforme as conferências de Polítcas Publicas para as mulheres, CONFECOM, dentre outras, para que a SCC no próximo no, garanta editais e premiações para a temática.
Após escutar todos os membros e GTs o secretário respondeu sobre a questão de gênero, dizendo que é muito importante, e que é necessário sim, esta pactuação e que conjuntamente SCC e CNPC, irá construir esta pactuação para que as questões de gênero sejam contempladas com editais e premiações, porém apenas em 2011.
Já no dia 08 pela manhã foram lidas as resoluções da Reunião e aprovadas foi encerrada a reunião com uma roda de confraternização, tendo como facilitadora Maẽ Lucia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário